quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Alcoolismo e Fato Social

Fato social são todos os fatos ou relações entre as pessoas que acontecem em sociedade. Manifestações, assassinatos, por exemplo. De modo geral, quase tudo (ou tudo mesmo) que acontece em sociedade é considerado um fato social. Esse fato social pode ser considerado um problema social,  que é todo tipo de problema relacionado à sociedade como por exemplo, o alcoolismo. Quando esse problema passa a ser estudado por sociólogos, através de uma metodologia, esse problema se torna um problema sociológico.

Considero o Alcoolismo nas universidades como um fato social porque hoje já existe uma “norma” estabelecida pelos universitários que assim que entram na faculdade começam o uso de álcool e drogas. Em universidades públicas esse problema é mais agravante.

Na Universidade de Brasília, por exemplo, a maioria dos alunos bebem excessivamente, em festas ou não, dentro da faculdade nos CAs, atrapalhando as aulas com músicas muito altas e gritarias e álcool.

Há uma coercitividade muito forte nesse ambiente de ensino, de forma a  fazer com que os indivíduos se sintam obrigados a participar.

Alguns cursos da Unb já instituiram essa “regra” para os alunos de seus cursos. Um exemplo são os alunos do Curso de Agronomia da UnB que em seus trotes e nos CAs sempre tem bebida alcoólica envolvida.

O CA de física pode ser confundido com um boteco. Sinuca, baralho, cerveja e pinga é o que se encontra em abundância por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário