quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Universidades contra o Alcoolismo


Muitas universidades tentam de alguma forma resolver esse problema que vem cada dia se agravando mais entre os universitários.

A USP, a Unicamp e a Unesp estabeleceram um certo de tipo de constituição que estabelece princípios na implantação de ações de prevenção e luta contra o consumo de bebidas alcoólicas e drogas dentro de seus campi.

No dia 08 de Outubro acontece o Dia de Alerta do Uso Excessivo de Álcool nas Universidades. Esse projeto propões várias sugestões para o combate do álcool, como por exemplo, que seja incluída no currículo de graduação uma disciplina sobre prevenção ao uso indevido de drogas e que sejam adotadas medidas de restrição à venda e ao consumo de álcool – na USP, a proibição existe, mas não é cumprida. Esse documento tem como objetivo universalizar a prevenção envolvendo principalmente os não-usuários, afirma um dos coordenadores do projeto, André Malbergier, que diz que as universidades são ambientes que facilitam o acesso às drogas e seu consumo-que atinge o pico entre jovens de 18 a 25 anos.



A Unesp do campus de Botucatu mantém o programa “Viver Bem”, que traz um levantamento sobre a situação do consumo de álcool e drogas dentro da universidade, apontando possíveis soluções para o problema.




 Já na Universidade de Brasília (UnB), sabemos que existe uma grande quantidade de consumo de álcool, mas que tem sido combatida por alguns meios.
Foi publicado no Correio Braziliense e no site http://liberdadeunb.blogspot.com/2010/06/unb-discute-limite-para-farras-dos.html que os professores têm reclamados pelos excessos cometidos pelos alunos, como som alto, festas em horários de aulas e consumo de álcool e drogas no campus Darcy Ribeiro, forçando a reitoria a estabelecer novas regras de convivência.
Depois do protesto dos professores a solução será bem-vinda, já entre os alunos a questão divide opiniões.
A Secretaria de Comunicação da UnB começou a planejar uma campanha para reforçar a conduta ideal em um ambiente de ensino; As regras que definem a maneira como as festas dentro da universidade devem ser realizadas foram criadas em 2003, mas devem ser alteradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário